Secretaria de Saúde esclarece que não houve aplicação de doses vencidas da vacina Astrazeneca em Cidelândia

Secretaria de Saúde esclarece que não houve aplicação de doses vencidas da vacina Astrazeneca em Cidelândia

paif
drogaria
vanessa
leonardomoreira2 rodape
previous arrow
next arrow

Após a matéria polêmica da Folha de São Paulo sobre aplicação de doses vencidas, o editor do Blog Cidelândia em Foco foi em busca dos esclarecimentos.

A Prefeitura municipal de Cidelândia esclarece que não houve aplicação de doses vencidas da vacina Astrazeneca. A matéria veiculada pela Folha de São Paulo apontando que 01 (uma) dose do lote 4120Z005 teria sido aplicada vencida aqui neste município.

No entanto, o lote 4120Z005 com vencimento para 14 de abril chegou dia 28 de janeiro em Cidelândia (conforme nota a baixo) e as doses foram todas aplicadas entre 28 de janeiro a 19 de fevereiro de 2021. Portanto, DENTRO do prazo de validade.

Assim sendo, NENHUMA DOSE foi aplicada vencida em Cidelândia. O que pode está ocorrendo é inconsistência de dados no sistema, por falha de digitação.

Outro ponto a observar é que alegam 01 dose vencida do lote 4120Z005 – o que seria impossível, haja vista que os frascos da vacina Astrazeneca são de 10 doses. Como teriam sido aplicadas apenas 9 vencidas de um lote, se todos os frascos foram esvaziados?

⚠️Salientamos ainda que todos os lotes utilizados encontravam-se com a data de validade dentro do prazo.

⚠️A Secretaria de Saúde tem controle interno que verifica ao receber todos os detalhes das vacina, inclusive data de validade. E lembramos ainda que as doses quando chegam são aplicadas de imediato.