Cerca de 26 mil doses de vacinas vencidas foram aplicadas em mais de 1.500 municípios brasileiros, em Cidelândia foi 1 dose

Cerca de 26 mil doses de vacinas vencidas foram aplicadas em mais de 1.500 municípios brasileiros, em Cidelândia foi 1 dose

paif
drogaria
vanessa
leonardomoreira2 rodape
previous arrow
next arrow

Segundo a Folha de São Paulo, pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país, o que compromete sua proteção contra a Covid-19. Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde. Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros.

Na regional de Açailândia, dois municípios apareceram na lista: Bom Jesus das Selvas com 20 doses e Cidelândia com 01 dose. Veja abaixo!

AstraZeneca é a vacina mais usada no Brasil. Ela responde por 57% das doses aplicadas neste ano. A imensa maioria foi utilizada de acordo com as orientações do fabricante.

Todos os imunizantes expirados integram oito lotes da AstraZeneca importados ou adquiridos por consórcio. Um deles passou da validade no dia 29 de março. O que venceu há menos tempo estava válido até 4 de junho.

O lote pode ser conferido na carteira individual de vacinação. Quem tiver recebido uma dose de um desses oito lotes de AstraZeneca após a data de validade (veja gráfico) deve procurar uma unidade de saúde para orientações e acompanhamento.

A maioria (70%) das doses aplicadas depois da validade é de um mesmo lote do Instituto Serum, identificado como “4120Z005”. O bloco venceu em 14 de abril, mas continuou sendo aplicado depois dessa data pelo país.

Folha de São Paulo