Veja a entrevista do Pr. Usiel, candidato a presidente da COMADESMA

Veja a entrevista do Pr. Usiel, candidato a presidente da COMADESMA

previous arrow
next arrow
Slider

Em meio a polêmica eleição da COMADESMA, com as portas fechadas para entrevistas nas emissoras da Assembléia de Deus e até campanha de presidentes de área perseguindo pastores por conta de apoio ao Pr. Usiel Carvalho, abrimos este espaço, que também está a disposição do Pr. e Deputado Cavalcante, para expor suas propostas para a convenção.

Pr. Usiel responde sobre ‘FakeNews’ espalhados pelos defensores de Cavalcante sobre suas experiências administrativas e habilidades para comandar a convenção, e com seu histórico pastoral, também desfaz a tese de que os contrários ao Pr. Cavalcante seriam enviados de outro lugar se não do mesmo lugar que vem todos os cristãos.

Veja a entrevista!

1. HÁ QUANTO TEMPO VOCÊ É PASTOR DA COMADESMA? FALE SOBRE SUA ORIGEM MINISTERIAL. 

(Pr. Usiel Carvalho) – Fui consagrado a Evangelista em 16/12/2001, numa convenção em Açailândia – MA, na época, sob a gestão do Pr Paulo Martins, e quem me apresentou foi o Pr Jonatas Gonçalves de Lima, que era o pastor da minha cidade, Arame-MA. O Presidente da Convenção era o Pr Pedro Lima Santos.

Nasci no evangelho e desde muito jovem me envolvi no ministério. Fui superintende da E.B.D. em minha congregação na minha cidade, Arame; ainda jovem, também fui o primeiro aluno de Teologia de minha cidade, na época, fui inclusive criticado por muitos, pois já era um jovem ganhador de almas e alguns irmãos dizia que iria perder o fervor pela palavra e pela almas, fiz bacharel em teologia no IBADI. Depois fui o primeiro a levar um curso teológico para minha cidade e muitos dos que me criticaram se formaram na Faepi, que abriu um pólo na Igreja de Arame, onde eu servia como Evangelista.

Na minha cidade eu fiz história, pois fui também o primeiro jovem a fazer um programa de Radio Evangélico, o primeiro tesoureiro de missões e organizador da secretaria de missões, o primeiro professor da classe de Obreiro na sede e o primeiro a assumir o cargo de Coordenador pedagógico da E.B.D. que passou de 224 para 537 alunos em 6 meses com 87% de freqüência. Foi um tempo áureo… Naquela Igreja liderei quase todos os departamentos, sempre que prosperava, eu me apegava e estava confortável pra mim, os pastores me transferiam para outro departamento e eu não entendia, mas era Deus me preparando para o ministério.

2. CONTE SUA EXPERIÊNCIA DE CAMPO. QUAIS VOCÊ PASSOU E ONDE ESTÁ HOJE?

(Pr. Usiel Carvalho) – Em 2004, eu dirigia a congregação Filadélfia, Bairro Olaria em Arame-MA, e fui transferido pela COMADESMA, para o ‘Campo Formoso’, povoado no Sertão do Amarante; tive que deixar um concurso do município e um contrato do estado como professor para abraçar totalmente o ministério pastoral. Ali fiquei 1 ano e 5 meses, com a graça de Deus, construí a Congregação do Maxixe, de Jenipapo, e comecei a congregação da Abóbora, ampliei e inaugurei a Sede em Campo Formoso. Ali eu rocei 6 alqueires de ‘juquira’ com os irmãos, 4 foi pra comprar as telhas da congregação do Jenipapo, e 2 foi pra comprar gado pra fazer festa na sede do campo. La eu tirei meus anéis de formatura e ate hoje fiquei com dificuldade para usar. Eu tinha que falar a língua do povo e me dei muito bem com os sertanejos.

Depois fui transferido para Camaçari, foi outro grande desafio pois a Igreja estava passando por uma crise tinha 12 bancos vazios e as janelas bem antigas já de desmanchando, um prédio bem arcaico feito pelo Pr. Jairo Saldanha ainda, a casa pastoral toda rachada a tal ponto do Pr Raul quando foi me dar a posse disse: Se você não ajeitar essa casa ela cairá por cima de seus filhos. Perguntou-me também, quanto rende esta Igreja? Eu disse o ultimo relatório fechou em R$ 208,00, e disse-me: como você vai viver aqui, eu respondi: Tenho um compromisso com Deus: vou cuidar da Igreja e Ele vai cuidar de mim. Mas foi difícil. Vendi uma moto que tinha pra pode me manter os primeiros meses, depois a única bicicleta que tinha foi roubada da frente da minha casa. Mas Deus me abençoou ali, salvou muitas almas, fiz grandes eventos e apresentei também o programa o Cajado do Pastor, pela radio cidade esperança. e o trabalho cresceu abrir uma congregação na Lagoinha e comprei um terreno e construir uma Igreja, e deixei iniciada a casa pastoral da congregação, fiz área e gabinete na casa pastoral e estava ampliando a sede,fiquei 3 anos ali, deixei a Igreja rendendo R$ 3.000 e fui transferido para Juazeiro do Norte.

Este campo ninguém queria ir, inclusive tinha um Pr famoso em congregação de Imperatriz e foi oferecido pra ele, o campo de Juazeiro-CE, mas ele disse que era a voz de Baal e não a de Deus, não quis ir. Era um grande desafio. Mas missões sempre foi prioridade para mim. Sempre vivi missões desde minha infância. Então Deus me enviou para ter uma experiência missionária na maior “capital” católica do país.

Na viagem até Juazeiro-CE, antes do Riachão, sofri um violento acidente onde meu carro ficou enganchado em duas árvores e saí ileso com todos da minha família. Chegamos a Juazeiro com um carro batido, fomos dentro do carro, mas acima do caminhão prancha do irmão Batista, de Balsas. Foi uma grande experiência em juazeiro. Muitos foram os desafios. Ali abrimos várias congregações na cidade, compramos um terreno e construímos o Templo Sede e a casa pastoral. Bem como ainda contribuímos com a abertura de 22 campos no Ceará, em 6 anos de trabalho.

Fui transferido para Vila Nonato, em Arame-MA, em 2015, e ali fiquei 4 anos. Ali escrevi dois livros, também fiz grandes eventos como o CELEBRAI e reformei e ampliei a Igreja,e a casa pastoral, bem como reformei todas as 3 congregações. Recentemente estou pastoreando em Alvorada-TO, desde fevereiro de 2019, onde temos ganhado almas para a Glória de Deus e alimentado o rebanho do Senhor! Ali já colocamos o forro da Igreja e concluímos os banheiros.

3. POR QUE VOCÊ SE LANÇOU CANDIDATO A PRESIDÊNCIA DA COMADESMA? 

(Pr. Usiel Carvalho) – Por vários motivos. Primeiro, porque o estatuto não tem vitaliciedade. Ele diz que a cada 4 anos finda um ciclo administrativo e começa outro, tendo a opção de alguém lançar uma chapa para concorrer pelo escrutínio secreto com a mesa atual. Segundo, porque me qualifico dentro dos requisitos do estatuto, pois tenho 15 anos de pastor presidente da comadesma (o estatuto exige 4 anos), tenho 14 anos de CGADB (o estatuto exige 10 anos), nunca sofri nenhuma medida disciplinar eclesiástica durante toda minha vida de crente, cumpro com minha obrigações regimentais, portanto tenho esse direito.

Mais por outro lado, acredito que a alternância de poder é necessária para oxigenar o sistema, dando oportunidade a outros para desenvolver seus dons e talentos; além disso, há um alto nível de insatisfação com a forma dura que tem sido conduzida esta convenção nestes 16 anos. Muitos têm clamado, embora “em sussurro”, por essa mudança. Tenho mais de 40 áudios de pastores pedindo para eu entrar e não desistir. Eu sinto “na pele” a dor do abandono, o açoite do descaso, e a pressão da opressão eclesiástica. Onde “fala quem pode e obedece quem tem juízo”. Punições e transferências arbitrárias, falta de reconhecimento do trabalho do obreiro, e injustiça feita a olho nu; onde os filhos da casa são descartados e os estrangeiros são condecorados, como se estivéssemos num país islâmico. Eu me recuso a ficar reclamando, vou provocar a mudança. Não importa o preço que tenho que pagar. A causa que eu luto é nobre, não diz respeito apenas a mim. Minha missão é democratizar a COMADESMA. E talvez o risco seja somente meu, mas os benefícios atingirão a todos. Por último, Deus me fez uma promessa, me deu um projeto, um sonho e sei que Ele cumpre sua palavra. Por isso não tenho medo.

4. QUAIS SUAS PRINCIPAIS PROPOSTAS PARA A LIDERANÇA DA COMADESMA? 

(Pr. Usiel Carvalho) – 1) GESTÃO PARTICIPATIVA E TRANSPARENTE.

a) descentralização do poder na mão de um só homem….dando espaço para as comissões e ate ao plenário decidir questões vitais sobre nosso futuro. Sem impor, mas expor e debater as idéias.

b) obreiro ter acesso um aplicativo de celular onde consulta o seu saldo e movimentos previdenciários;

c) prestação de contas semestrais submetido ao plenário e divulgação no site da COMADESMA.

d) salário presidencial dado pelo plenário, não por uma equipe fechada;

2) GESTAO HUMANITÁRIA GENEROSA E MISSIONÁRIA:

a) Ajuda de custo para os pastores de campo missionário de baixo rendimento;

b) Isenção da inscrição para os casais missionários que dirige igreja. Cobrar apenas uma taxa simbólica.

c) Apoio financeiro para as construções em campos missionários;

d) Investir 10% em educação teológica e secular;

e) Investir 10% em missões e evangelismo;

f) Investir 10% em construção e patrimônio;

g) Conclusão da sede administrativa em imperatriz;

Isso garante a boa distribuição dos recursos e o crescimento constante.

3) GESTÃO HUMANITÁRIA, VALORIZANDO AS PESSOAS:

a) Pastorear os pastores, com visitas e acompanhamento. Dentro da minha visão o presidente não deve dirigir igreja, para ter tempo de cuidar exclusivamente da convenção.

b) Gabinete pastoral aberto de segunda a sexta em horário comercial. Com uma escala onde qualquer pastor que vier em imperatriz terá aceso à alguém da mesa.

c) Visitas nas áreas nas E.B.O. Para pastorear os pastores e evangelistas.

d) Criar rede de apoio as mulheres. Com um portal de interação e aconselhamento.

e) oportunidade aos pregadores itinerantes da comadesma. A cada AGO, 03 pelo menos.

f) O obreiro jubilando receber uma festa de jubilação e ser condecorado com a medalha ARMANDO CHAVES COEN. Em reconhecimento pelos seus trabalhos.

5) QUAL SUA VISÃO SOBRE POLÍTICA E IGREJA?

(Pr. Usiel Carvalho) –  Creio que a Igreja deve exercer sua influência política, mas jamais pode fazer um concubinato entre as duas, pois, historicamente não da certo. Creio que o carro forte da Igreja deve ser a evangelização do mundo. A prioridade da Assembléia de Deus sempre foi almas e deve continuar sendo… pois pra isso fomos chamados. Aqueles irmãos que tem o chamado para a política deve ser apoiado pela Igreja. Mas jamais seremos sal e luz se cometermos às mesmas manobras e crimes eleitorais que os incrédulos praticam. Se um crente fizer isso na política estará fazendo um desserviço ao evangelho e vacinando as pessoas contra o nosso Cristo perfeito. Pois a Bíblia que o mundo ler é a vida do cristão. Precisamos de homens como Daniel que embora estando na Babilônia mas exerceu influência positiva e não se contaminou com seus pecados e corrupção. “A Graça da garça é andar no meio do lamaçal sem sujar as vestes…”

6) VOCÊ ACHA QUE PODE HAVER DIVISÃO NA CONVENÇÃO SE VOCÊ NÃO GANHAR? 

(Pr. Usiel Carvalho) – A minha proposta não é dividir, mas libertar os que se sentem oprimidos. Jamais fomentei divisão com minha equipe e até me ofendo se alguém com esse tipo de ideia vier sugerir algo do tipo. Se eu não ganhar continuarei obedecendo meu presidente e fazendo a obra de Deus… Lutarei para a próxima eleição… Não pretendo sair da COMADESMA, nem promover divisão vou continuar semeando minhas idéias. Pois eu sou um vendedor de sonho. Sei que muitos sonham com essa mudança e um dia ela acontecerá. Não tenho projeto de poder pessoal. Sou apenas um instrumento de Deus, para fazer a sua vontade e sei que estou cantando a canção que Deus fez para minha própria voz, e um dia chegarei à eternidade e olhando para minha própria história direi: nasci, e vivi para isso.

CURRÍCULO ESCOLAR E MINISTERIAL

NOME: USIEL DE SOUSA CARVALHO; NACIONALIDADE: Brasileiro; NATURALIDADE: Arame-MA; ESTADO CIVIL: Casado há 20 anos com, Katiana Aguiar de Sousa Carvalho, pai de 4 filhos; OCUPAÇÃO: Ministro do evangelho, CPF: 784.161.753.49 e RG: 6229793-7 SSP; MA. FONE E ZAP: (63)999828485. GMAIL: katiaeusiel@gmail.com; RESIDENTE: Av. Castelo Branco, s/n. lote 11, quadra 17, Jardim Alvorada, CEP: 774.440.000. EM Alvorada-TO.

DADOS ESCOLARES: 

Ø TÉCNICO EM CONTABILIDADE- Ensino Médio- Escola Bem-Ony Gomes;

Ø MAGISTÉRIO- Ensino Médio – Escola Bem-Ony Gomes;

Ø BACHARELADO EM TEOLOGIA – IBADI,

Ø MESTRADO EM FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO RELIGIOSA – SETEMA-FATEBB

Ø LICENCAIDO EM PEDAGOGIA – FGD –Faculdade Gemerário Dantas.

OUTROS CURSOS E TÍTULOS. 

Ø TERAPIA FAMILIAR E DE CASAL – Faculdade Sul Mineira;

Ø PSICOLOGIA CLÍNICA- -ABED;

Ø GESTÃO DE PROJETOS- ABED;

Ø CAPELÃO EVANGÉLICO – UCEBRAS;

Ø LIDERANÇA AVANÇADA DO HAGGAI – instituto internacional HAGGAI,

Ø JUIZ ARBITRAL – T.J.A.B.

Ø Formação de professores –Viva Educação –UFEMA. Etc…

Ø Membro fundador/idealizador da Academia Aramense de Letras, AAL, ocupante da cadeira de nº 08 desde sua fundação;

Ø Publicou 03 obras literárias, sob os seguintes títulos; ‘FATIAS DE PAO DO CÉU’-(2012); ‘COMO TRANSFORMAR LAMENTAÇÃO EM ADORAÇÃO’-(2016); ‘DIAGNOSTICO E CURA PARA A FAMÍLIA’-(2019).

Ø Professor concursado pelo município de Arame, onde exerceu integralmente o magistério por 5 anos;

Ø Lecionou diversas matérias em áreas e faculdades diferentes, tais como: IBADAM, FAEPI, CESFREN, FIAR etc.

[1] Postulante ao cargo de presidente da COMADESMA.

Fonte: Blog do Holden Arruda