URGENTE: CRIANÇA DE 10 ANOS DE IDADE MORRE EM HOSPITAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA, VÍTIMA DE DENGUE HEMORRÁGICA

URGENTE: CRIANÇA DE 10 ANOS DE IDADE MORRE EM HOSPITAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA, VÍTIMA DE DENGUE HEMORRÁGICA

aNETO2
paif
ima
drogaria
vanessa
previous arrow
next arrow

Mickelle (criança de 10 anos vítima de dengue hemorrágica

Na manhã deste Sábado (23), a paciente Myckelle Moreira Braga De Araújo (uma criança de 10 anos de idade), deu entrada no Hospital Municipal de São Pedro da Água Branca, acompanhada do seu pai e avó por volta de 05:40hs, com fortes sangramentos e sintomas evidentes de Dengue Hemorrágica. De imediato o médico de plantão ao verificar de forma detalhada, afirmou  que a criança poderia ter sofrido violência sexual, porém apenas com exames específico poderia ser comprovado.

Mesmo com todo esforço da equipe de enfermeiros, a paciente não resistiu aos sintomas e ferimentos e infelizmente veio a óbito por volta de 07:00h da manhã. A polícia militar esteve no local bem como o conselho tutelar.

Segundo informações colhidas pelo Blog, de familiares da vítima, a criança já vinha apresentando os sintomas há mais de uma semana e esteve no hospital por pelo menos 3 vezes durante esse período, e apenas tomava medicamentos e era liberada novamente. Ou seja, nem internação, nem exames e nem encaminhamento para uma Unidade Hospitalar, afim de diagosticar o problema de saúde dessa criança! lamentável!

O corpo da criança foi levado para o IML em Imperatriz, e saiu o laudo médico atestando que a criança morreu vítima de dengue hemorrágica. Ora o titular deste Blog é Agente de Combate ás Endemias há 11 anos e sabemos claramente que a Dengue Hemorrágica se dá por uma complicação de casos acumulados dengue ou mesmo uma dengue mal tratada anteriormente.

A pergunta que faço é: será se não houve negligência médica no caso dessa criança? ou mesmo falta de informação? diagnóstico? medicamentos? Confundir os sintomas de Dengue Hemorrágica com vítima de estupro é um tanto absurdo.

Até quando vidas continuarão sendo ceifadas por incapacidade ou mesmo falta de estrutura na saúde pública? Hoje foi a pequena Myckelle, e amanhã quem poderá ser? É hora de levar a saúde pública mais a sério!

Dengue hemorrágica e a morte

A dengue hemorrágica se dá a partir da segunda infecção sequencial, pois o novo anticorpo reage com outros anticorpos do vírus anterior. Isso desencadeia o choque hipovolêmico (queda da pressão arterial, pele fria, tonteira, diminuição das plaquetas e aumento do número de hematócritos).

A multiplicação do vírus provoca inflamação nos vasos sanguíneos fazendo com que o sangue circule mais lentamente, o que pode tornar o sangue mais espesso e provocar a queda de pressão. O sangue espesso pode coagular dentro dos vasos, causando trombos.

A circulação lenta também prejudica a oxigenação e o funcionamento dos órgãos. Caso não haja tratamento adequado o sangue irá parar de circular, os órgãos não funcionarão e consequentemente ocorrerá a morte do paciente.

Segue abaixo o laudo do IML atestando a causa mortis da criança.

Nossos sinceros sentimentos de solidariedade e consternação a todos os familiares diante desta perda prematura e irreparável! #Luto#Myckelle!

@CidelândiaemFoco