SISU 2020: Estudantes podem se inscrever no SISU a partir desta terça-feira, 21

SISU 2020: Estudantes podem se inscrever no SISU a partir desta terça-feira, 21

previous arrow
next arrow
Slider

Datas foram alteradas para quem tiver problemas por causa de erros apresentados na correção do Enem 2019

O Ministério da Educação (MEC) informou no final da tarde de hoje, 20 de janeiro, que o prazo de inscrições para o SiSU 2020/1 foi prorrogado até as 23h59 do próximo domingo, 26 de janeiro.

As inscrições começam amanhã (21) e, antes dessa mudança, encerrariam na sexta-feira 24. Segundo o ministro da educação, Abraham Weintraub, as datas foram ampliadas para quem tiver qualquer tipo de problema por causa de erros apresentados na correção de parte das notas do Enem 2019.

No último sábado (18), um dia após a divulgação do resultado das provas do Enem 2019, o ministro informou que parte das notas do Exame haviam sido disponibilizadas com erro. Na ocasião, ele afirmou que cerca de 30 mil estudantes poderiam ser prejudicados.

Notas do Enem com erro

Hoje, Weintraub afirmou que as notas de cerca de 6 mil estudantes estavam erradas porque houve um problema na hora da impressão das provas em que as pessoas tiveram praticamente negativadas as notas do segundo dia. De acordo com o ministro, não houve problema com a redação desses inscritos.

Segundo Alexandre Lopes, presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do Enem, 95% dos casos em que houve erros estão concentrados nas cidades de Alagoinhas (BA) e Viçosa, Ituiutaba e Iturama (MG), principalmente no segundo dia de provas.

“Pegamos as provas de todos os quase 4 milhões de participantes e as corrigimos com todos os gabaritos possíveis. Olhamos todos os casos em que poderia haver modificação de nota. Todos já podem olhar as notas corrigidas na página do participante”, afirma o presidente do Inep.

SiSU 2020/1

Somente podem participar do SiSU candidatos que fizeram as provas do Enem 2019 e que não zeraram a redação.

O SiSU oferece 237.128 vagas em 128 instituições públicas de ensino superior. No total, são 1.652 vagas a mais que a mesma edição do ano passado, que ofereceu 235.476 vagas em 129 instituições.

Conforme o cronograma do SiSU 2020/1, o resultado será divulgado no dia 28 de janeiro. Quem for convocado deverá se matricular entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro. Durante esse mesmo período, estará aberto o prazo para participar da lista de espera do SiSU.

Saiba como fazer sua inscrição no SISU. (Clique AQui).

Com informações de Mundo Educação