‘Praça Neto Teixeira’: Conheça a biografia do grande líder político Augusto Alves Teixeira (in memoriam)

‘Praça Neto Teixeira’: Conheça a biografia do grande líder político Augusto Alves Teixeira (in memoriam)

previous arrow
next arrow
Slider

De batismo, Augusto Alves Teixeira. Mas, no coração da família e do povo – Neto Teixeira. Era uma homenagem ao avô Augusto Firmino Teixeira, já que um erro do cartório de registro de nascimento inviabilizou que a vontade dos pais de que o neto tivesse o mesmo nome do avô paterno.

Neto Teixeira nasceu no dia 1° de janeiro do ano de 1961 no lugar chamado Pau D’arco – povoado do Município de Independência, Estado do Ceará.

Era o terceiro filho do casal Francisco Alves Senhor e Antônia Alves Teixeira (Dona Zeneide).

Nascido de família simples, desde cedo percebeu que precisava lutar por seus objetivos de uma vida melhor. Aos 12 anos de idade foi para o Estado de São Paulo tentar a sorte e ganhar recursos para iniciar sua vida de comerciante. O espirito aventureiro, também o levou para o Pará… e o trouxe à Imperatriz no Maranhão.

Com determinação e coragem, conseguiu ser um empreendedor de sucesso, se tornando um dos homens mais bem sucedidos da Região Tocantina.

Casou-se com Maria Valdenir Coelho Teixeira. Da união, nasceram quatro filhos: Kekê, Júnior, Fernando e Lino.

Dedicado em tudo o que fazia, viveu com dignidade deixando um grande legado à família e à rede de amigos que colecionou enquanto viveu.

Além do empreendedorismo, o sangue do político também corria nas suas veias. E ainda morando em Imperatriz, ingressou na vida pública e partidária. Em 1992, disputou a sua primeira eleição, sendo para vereador.

Mas, já com negócios em Cidelândia e com o seu processo de emancipação política que se deu em plebiscito de 1994, mudou o seu domicílio eleitoral para o recém criado município. Em 1996 disputou o cargo majoritário. Não logrou êxito, mas deixou o terreno preparado para se eleger prefeito de Cidelândia nas eleições de 2000. Em 2004 não conseguiu se reeleger. A candidatura em 2008 também foi frustrada.

Mas, isso nunca tirara do rosto de Neto Teixeira o brilho e o carinho para com o povo cidelandense. E a prova disso é que em 2012, mesmo com a saúde fragilizada, voltou aos braços do povo, foi ovacionado e com a grande maioria dos votos das urnas, foi escolhido prefeito de CIDELÂNDIA pela segunda vez.

Chegou a tomar posse em primeiro de janeiro de 2013, dia do seu aniversário. Mas, quisera o destino que, três meses depois, no dia 15 de abril, o seu mandato fosse interrompido com sua morte.

Homem honesto, confiável, de coragem e bravura, Neto Teixeira voltava ao colo de Deus num dia triste para a história política do Município de Cidelândia. Partiu deixando saudades eternas à família e à população do Município que escolheu para morar, criar seus filhos, participar de sua vida pública e aqui terminar os seus dias na terra.

…E essa demonstração de carinho estava no semblante de familiares e amigos que conviveram muito próximo a Neto Teixeira…

Neto Teixeira e o filho Fernando Teixeira (prefeito)

E por fim, a obra que ora o homenageia, inaugurada no dia de hoje, é o reconhecimento de um povo trabalhador e sofredor que sempre viu em Neto Teixeira a figura do amigo e do irmão. Homem e líder que sempre esteve presente em todas as horas da vida da população de Cidelândia, principalmente nas mais difíceis.

Neto Teixeira, o teu sonho de ver o município de Cidelândia seguindo em frente não acabou, a tua história continua no compromisso que firmastes com o teu povo, e que agora tem a responsabilidade de sua família, representada na imagem do teu filho, Fernando Teixeira – o escolhido para dar continuidade e fazer valer a esperança que todos tinham em ti!

*Texto do Vídeo-Biográfico de Augusto Alves Teixeira (Neto Teixeira)

Por Elivan Braz