Parabéns minha Querida! Cidelândia completa 29 anos de emancipação política

Parabéns minha Querida! Cidelândia completa 29 anos de emancipação política

paif
drogaria
vanessa
leonardomoreira2 rodape
previous arrow
next arrow

Nesta Sexta-feira (10), a pacata cidade de Cidelândia completa 29 anos de emancipação política e aproveitamos a oportunidade para parabenizar a todos os moradores, a todos os desbravadores que lutaram ferozmente pelo sonho da emancipação.

O titular deste Blog nasceu e foi criado em Cidelândia, ama esta cidade e sempre acreditou no desenvolvimento do nosso município. Francisco Batista (Kiko) foi eleito vereador em 2020, e está no seu primeiro mandato. O nome do site quase foi mudado a pedido de leitores e alguns críticos, mas “Cidelândia em Foco não pode ser apagado, pois isso nos faz dizer quem somos, de onde viemos, não posso negar a raça”… ‘orgulho de ser cidelandense’, declara o vereador Francisco Batista (Kiko).

Cidelândia comemora o seu 29º aniversário de emancipação política. O município de Cidelândia foi criado em 10 de novembro de 1994, pela Lei Nº. 6.142. E desde então já teve 5 prefeitos ao longo desses anos.

O primeiro prefeito foi José Lisboa (1996/2000); o segundo a administrar a cidade foi o empresário e pecuarista Neto Teixeira (in memoriam) na gestão (2001/2004); o ex-prefeito é pai do prefeito atual, Fernando Teixeira.

José Carlos Sampaio foi o terceiro prefeito de Cidelândia e isso, por dois mandatos consecutivos (2005/2008 e 2009/2012). Na gestão seguinte, foi eleito Neto Teixeira novamente, que administrou por 03 meses, quando infelizmente veio a falecer. O então vice prefeito Ivan Antunes, assume o comando do município e completou o mandato (2013/2016).

Nas eleições de 2016, através do voto popular e democrático, o resultado das urnas, sagrou Fernando Teixeira para governar o município na gestão (2017/2020). O mesmo fez um bom trabalho, disputou as eleições de 2020 e foi reeleito.

Um pouco de história…

Cidelândia originou-se da extinta Companhia Industrial de Desenvolvimento da Amazônia (CIDA), subsidiária da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), que fazia a exploração de madeiras na região. O local onde a Companhia ergueu seu acampamento passou a ser chamado de Entroncamento da CIDA, e mais tarde, com o inicio da povoação, o batismo de Cidelândia (fusão: Cid + Lândia) pelos seus primeiros moradores, em particular, Júlio Josino, Josias Mendes, Nagibe Oliveira e tantos outros pioneiros.

Os pioneiros se instalaram a partir de 1969. Não existindo estrada, mas somente mata fechada, eles caminhavam a pé até a Rodovia Belém ? Brasília (BR-010), o que era um grande desafio, pelos inúmeros riscos e pela presença de indígenas. Com a construção da estrada, houve grande afluência de pessoas de outras regiões em busca de melhores dias. E o núcleo se expandiu tendo como principais atividades econômicas à cultura do arroz, a extração de madeiras e a pecuária extensiva. O crescimento populacional intensificou-se ainda mais com a implantação da Ferrovia Carajás/Ponta da Madeira. Cidelândia foi elevada à condição de município em 10 de Novembro de 1994, pela Lei Nº. 6.142.

Localizado na Pré-Amazônia Maranhense integrante do Bioma Amazônia, o município está situado na Mesorregião do Oeste Maranhense e na Micro Região Tocantina, tem área geográfica de 1.464 km² (um mil quatrocentos e sessenta e quatro quilômetros quadrados). Veja no mapa abaixo os seguintes limites: ao Norte com o Estado do Pará; a Leste, com os municípios de Açailândia e São Francisco do Brejão; a Oeste, com o Estado do Tocantins e com o município de Vila Nova dos Martírios e ao Sul, com o município de Imperatriz.

Já, em relação à organização administrativa do Governo do Estado, o município compõe a Regional da Pré-Amazônia que integra 8 municípios, e no aspecto da jurisdição, o foro é da Comarca de Açailândia.

A Sede do município está localizada às margens da Rod. MA-125, aproximadamente 28 km distante da BR-010 /Belém-Brasília, tendo como cidades mais próximas, Vila Nova dos Martírios há 42 km; Açailândia – 53 km e Imperatriz – 72 km. A distância da capital, São Luís é de 612 km. A ferrovia Carajás percorre em média 42 km dentro do município passando a distancia de 4 km do centro urbano. A sede municipal possui as seguintes coordenadas geográficas: -05º10’12” de Latitude Sul; -47º46’48 de Longitude Oeste de Greenwich; e 241 metros de altitude.

No que se refere ao aspecto populacional segundo o IBGE, no ano de 2010 Cidelândia contava com 13.681 habitantes, e no ano de 2014 aumentou para 14.142 habitantes. Sendo que a maioria da população encontra-se na zona rural.

Enquanto que no aspecto econômico, o município se destaca com a pecuária principalmente com a criação do gado e produção de leite, agricultura familiar (nas três áreas de assentamento) e ainda no extrativismo sustentável na Reserva Extrativista do Ciriaco e outras áreas do município.

* Fonte IBGE