Parabéns minha Querida! Cidelândia completa 25 anos de emancipação política

Parabéns minha Querida! Cidelândia completa 25 anos de emancipação política

previous arrow
next arrow
Slider

Neste Domingo (10), a pacata cidade de Cidelândia completa 25 anos de emancipação política e aproveitamos a oportunidade para parabenizar a todos os moradores, a todos os desbravadores que lutaram ferozmente pelo sonho da emancipação.

O titular deste Blog nasceu e foi criado em Cidelândia, ama esta cidade e sempre deseja ver o desenvolvimento do nosso povo. O nome do site quase foi mudado a pedido de leitores e alguns críticos, mas “Cidelândia em Foco não pode ser apagado, pois isso nos faz dizer quem somos, de onde viemos, não posso negar a raça”… ‘orgulho de ser cidelandense’, declara Francisco Batista (Kiko).

Cidelândia comemora o seu 25º aniversário de emancipação política. O município de Cidelândia foi criado em 10 de novembro de 1994. E desde então já teve 5 prefeitos ao longo desses anos.

O primeiro prefeito foi José Lisboa (1996/2000); o segundo a administrar a cidade foi o empresário e pecuarista Neto Teixeira (in memoriam) na gestão (2001/2004); o ex prefeito é pai do prefeito atual, Fernando Teixeira.

José Carlos Sampaio foi o terceiro prefeito de Cidelândia e isso, por dois mandatos consecutivos (2005/2008 e 2009/2012). Na gestão seguinte, foi eleito Neto Teixeira novamente, que administrou por 03 meses, quando infelizmente veio a falecer. O então vice prefeito Ivan Antunes, assume o comando do município e completou o mandato (2013/2016).

Nas eleições de 2016, através do voto popular e democrático, o resultado das urnas, sagrou Fernando Teixeira para governar o município na gestão (2017/2020).

Um pouco de história…

Cidelândia originou-se da extinta Companhia Industrial de Desenvolvimento da Amazônia (CIDA), subsidiária da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), que fazia a exploração de madeiras na região. O local onde a Companhia ergueu seu acampamento passou a ser chamado de Entroncamento da CIDA, e mais tarde, com o inicio da povoação, o batismo de Cidelândia (fusão: Cid + Lândia) pelos seus primeiros moradores, em particular, Júlio Josino, Josias Mendes, Nagibe Oliveira e tantos outros pioneiros.

Parabéns minha querida! Parabéns Cidelândia!