FENÔMENO: Círculo em Volta do Sol chama a atenção da população em todo país

FENÔMENO: Círculo em Volta do Sol chama a atenção da população em todo país

previous arrow
next arrow
Slider

Um fenômeno atmosférico incomum ocorreu (está ocorrendo) na manhã desta sexta (15), em todo país, e especificamente em Cidelândia, a 600 quilômetros de São Luís. Na região, a população pôde observar por volta das 11h30 um arco, com as cores do arco-íris, foi visto em torno do sol e despertou a curiosidade dos moradores da pequena cidade de 15 mil habitantes, ao sul do Maranhão.

Nas redes sociais, várias pessoas admiradas, outras com certo pavor, mas mesmo assim, todos admiravam o fenômeno e não se cansaram de tirar fotos e postar em grupo de WhatsApp.

O HALO SOLAR dura aproximadamente de 01 a 02 horas, e chamou atenção do titular deste Blog, quando foi ao Centro e viu as pessoas olhando para o céu e comentando sobre o circulo “vermelho” em volta do sol.

Saiba Mais!

Halo Solar é um fenômeno óptico caracterizado pelo surgimento de um círculo ao redor do sol. Ocorre na troposfera, a cerca de 17 quilômetros de altitude, quando a luz do sol é refletida e refratada por cristais de gelo presentes na atmosfera terrestre, causando assim a dispersão da luz. O formato circular está ligado à estrutura hexagonal desses cristais.

O fenômeno da refração consiste na mudança de direção e velocidade da luz ao passar de um meio para o outro. Os cristais de gelo presentes na atmosfera funcionam como pequenos prismas que decompõem a luz branca do sol nas cores primárias, formando assim o halo solar de forma semelhante ao que ocorre com o arco-íris.

Assim como acontece no sol, ao redor da lua também pode surgir o halo. A formação de um halo lunar ocorre da mesma forma que o solar, porém, a visualização das cores escuras é mais difícil, sendo possível observar melhor apenas as cores mais claras.