Cricielle Muniz (PT), vice de Carlos Brandão? Quem é essa mulher?

Cricielle Muniz (PT), vice de Carlos Brandão? Quem é essa mulher?

paif
drogaria
vanessa
leonardomoreira2 rodape
previous arrow
next arrow

Desconfiança de Flávio Dino é o principal obstáculo para formação da chapa. O Governador teme que o PT sabote os seus planos de um retorno futuro ao Palácio dos Leões

Uma costura entre a ala do PT no Maranhão ligada ao presidente do TCE (Tribunal de Contas do Estado), Joaquim Washington Luiz Oliveira, tenta viabilizar a secretaria adjunta de Governo Cricielle Muniz como companheira de chapa de Carlos Brandão (PSDB) na disputa ao Palácio dos Leões em 2022.

As conversas, se intensificaram após o secretário Felipe Camarão (Educação) voltar a se comprometer em cumprir acordo fechado com a corrente CNB (Construindo um Novo Brasil) para entrada no partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de concorrer à Câmara dos Deputados.

Brandão assumirá o governo do Estado a partir de abril, para concorrer à reeleição. Se escolhido pelo eleitor maranhense em outubro para permanecer no Executivo, o tucano teria obrigatoriamente a petista como sucessora –mesma situação experimentada atualmente por Dino, que não pode escolher outra pessoa para a vice, como planejava.

Segundo interlocutores, Dino teme que, ao tomar o Poder, o PT se movimente e sabote com candidatura própria seu plano de tentar retornar ao Palácio dos Leões, já que o partido estaria no controle dos cofres da máquina administrativa.

A última vez em que o PT ocupou a vice foi no último governo de Roseana Sarney (MDB), entre 2011 e 2014, quando o detentor era o próprio Washington Oliveira. À época, Roseana chegou a intentar concorrer ao Senado, mas para isso teria de deixar o petista no comando do Estado ao se desincompatibilizar do cargo. Para para se defender do xeque-mate de entregar o Executivo estadual para o PT, viabilizou a vaga vitalícia no TCE-MA para Macaxeira, como era popularmente conhecido o hoje conselheiro nos tempos de vida pública petista.

Embora formalmente desligado do partido e legalmente proibido de exercer ligações político-partidárias, Washington Oliveira ainda é considerado uma das lideranças petistas no estado e na CNB, tendência majoritária no PT, que tem Lula e a presidente da sigla, Gleisi Hoffmann, como representantes.

No Maranhão, integram a corrente o atual presidente estadual do partido, Francimar Melo e o deputado estadual Zé Inácio.

Com informações de O Cronista