CIDELÂNDIA REALIZOU 1º FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF NESTA QUINTA, 26

CIDELÂNDIA REALIZOU 1º FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF NESTA QUINTA, 26

aNETO2
paif
ima
drogaria
vanessa
TOPOCOPYSAT
previous arrow
next arrow

O munícipio de Cidelândia deu um importante passo no referencial ao cuidado com a primeira infância. Pela primeira vez, o município concorre ao Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef aconteceu nesta quinta-feira (26), no período das 8h às 16h, na Unidade Integrada Ezequiel Garcia, e teve o objetivo de assumir um compromisso de elaborar em processo participativo, um diagnóstico da situação da população de zero a 17 anos e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam crianças e adolescentes.

Para a secretária de Assistência Social, Valdenir Coelho, “o município de Cidelândia mostrou uma parceria atuante durante todo o processo de formação e implementação do Selo, acolhendo a iniciativa e sendo uma referência para todos os municípios da Região da Tocantina”.

A abertura do Fórum contou com a presença do prefeito Fernando Teixeira, da primeira-dama, Jessica Pereira – que é embaixadora do Selo Unicef, da secretária de Assistência Social, Valdenir Coelho, do secretário de Agricultura, Agnaldo Guedes, do vereador Valmir da Sol Brilhante, que representou a Câmara, do presidente em exercício do CMDCA, Edvaldo Marques – um dos principais articuladores da solenidade com as equipes da Assistência Social, bem como representantes do Selo Unicef na cidade e representantes da sociedade civil organizada e da Secretaria Municipal de Saúde. Nos discursos, autoridades e representantes da sociedade destacaram a importância do trabalho articulado entre as secretarias para que as ações voltadas às crianças e adolescentes possam efetivamente melhorar os indicadores pesquisados pelo IBGE no tocante às políticas para essas duas faixas etárias. Também se registrou a presença de representantes do Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, integrantes do NUCA (Núcleo de Cidadania de Adolescentes), da Policia Militar entre outros segmentos da sociedade.

Durante o Fórum Comunitário, foi apresentada a comissão Intersetorial Pró Selo Unicef. Comissão que será a principal responsável pelas ações a serem desenvolvidas no município.

Após os discursos de abertura, os trabalhos começaram com a apresentação do diagnóstico do município apresentado em palestra magna pela assistente social, Ângela Márcia. Em seguida foram formados os grupos, onde foram formuladas propostas para serem implantadas no município com a proposta de fomentar a implementação de um conjunto de ações estratégicas de políticas públicas e de participação social para garantir a equidade no acesso aos direitos para cada criança e adolescente, sem distinção de cor, gênero, credo, condição social, local de nascimento, ou condição pessoal.

O prefeito Fernando Teixeira destacou a honra que tem em fazer o município cumprir sua missão de desenvolver ações nas áreas da saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes. “Sem medir esforços, vamos juntos melhorar os nossos indicadores”, conclamou.

CIDELÂNDIA

Construindo um novo tempo!

www.cidelandia.ma.gov.br

? Clique no link acima e conheça o nosso Portal!

Fotos: I Fórum Comunitário de Cidelândia