Câmara Municipal de Cidelândia abre o ano legislativo com apresentação de requerimentos

Câmara Municipal de Cidelândia abre o ano legislativo com apresentação de requerimentos

previous arrow
next arrow
Slider

Na sessão ordinária de sexta-feira (19), a Câmara Municipal de Cidelândia iniciou os trabalhos legislativos. Os novos parlamentares apresentaram à Mesa Diretora, diversos requerimentos.

Vereadores Kiko, Valmir, Kekê, Katitú, Piçarra, Chica Preta, Raimunda e Chiquinho

O prefeito Fernando Teixeira enviou uma mensagem de aos vereadores, parabenizando-os, reforçando os laço de harmonia entre os poderes e relembrou ainda as principais obras realizadas em seu primeiro mandato.

Mensagem do prefeito Fernando Teixeira à Câmara Municipal de Cidelândia!

Senhor Presidente, senhores vereadores, senhoras vereadoras,

Me dirijo nesta oportunidade a Vossas Excelências para, em primeiro lugar, parabenizá-las mais uma vez pela vitória nas eleições municipais passadas, e em segundo, desejar um ano legislativo produtivo, onde os vossos requerimentos, indicações e projetos reproduzirão, certamente, os anseios da população cidelandense…

O presidente Keke Teixeira conduziu a sessão de abertura, onde cada vereador teve a oportunidade de subir à tribuna para agradecimentos iniciais e assuntos diversos. Ao todo foram apresentados oito (08) requerimentos e aprovados por unanimidade.

Vereadora Chica Preta em seu discurso na tribuna

Entre os requerimentos podemos destacar: 1. A aquisição e instalação da rede de Abastecimento de Água do bairro Teixeirinha (Vereadores Kiko e Piçarra); 2. Reforma e Ampliação da Secretaria de Saúde (Vereadora Chica Preta); 3. Recuperação da Vicinal que liga São João ao Assentamento São Jorge (Vereadoras Chica Preta e Raimunda), 4. Reforma do Posto de Saúde de São João (Vereadoras Chica Preta e Raimunda); 5. Calçamento do centro do Povoado Galileia (Vereador Keke Teixeira); 6. Calçamento do Trecho final da Rua Brasil (Vereador Kiko); 7. Asfaltamento da Estrada do São João do Andirobal (Vereador Chiquinho) e 8. Contratação de um Ortopedista (Vereador Valmir da Sol Brilhante).

Vereador Kiko usando a tribuna

Veja na íntegra a mensagem lida na Sessão Câmara, envida pelo Prefeito Fernando Teixeira, que não pôde estar presente, mas o Vice-Prefeito, José de Fátima esteve representando o poder executivo municipal.

Senhor Presidente, senhores vereadores, senhoras vereadoras,

Me dirijo nesta oportunidade a Vossas Excelências para, em primeiro lugar, parabenizá-las mais uma vez pela vitória nas eleições municipais passadas, e em segundo, desejar um ano legislativo produtivo, onde os vossos requerimentos, indicações e projetos reproduzirão, certamente, os anseios da população cidelandense.

Mas diante ainda da oportunidade, faço minha mensagem a esta honrosa Casa de Leis defendendo a continuidade da harmonia entre os poderes Legislativo e Executivo que reinou absoluto no mandato passado, graças a boa relação que mantivemos: divergindo quando preciso, é claro, mas na hora certa sabendo ajustar as opiniões em torno da melhor proposta para a causa pública. E como gestor deste Município, tendo em mim o povo mais uma vez depositado o seu voto de confiança para dirigi-lo, assim como em Vossas Excelências, convém que eu vos faça e, por extensão, ao público presente, uma apresentação das principais obras e ações do nosso governo ao longo de todo o primeiro mandato, que são resultadas da parceria norteada pelo trabalho dos dois poderes.

Em 2017, asfaltamos mais de 5km de ruas do Centro e da Vila Davi, sendo a Rua 1 deste bairro contemplada com obra de drenagem profunda para escoamento de águas de esgoto e de chuvas; também ajustamos a estrutura física da Rede de Saúde às exigências do Ministério da Saúde – o que incluiu a climatização de salas e de consultórios de atendimentos aos pacientes e inauguramos o ginásio poliesportivo do Assentamento Sol Brilhante I.

Assim também os anos subsequentes foram marcados por grandes obras e ações.

Em 2018, inauguramos duas escolas modernas e climatizadas, uma em São Domingos e a outra na Vilinha, que passaram a ser referência no Estado quanto à valorização de alunos e de todos os profissionais envolvidos no processo ensino/aprendizagem.

A construção da Praça Zé do Quiosque e a instalação da Academia de Saúde em São Francisco; a pavimentação com asfalto da Avenida Bernardo Sayão do Trecho Seco; a aquisição de motoniveladora, ambulâncias, ônibus escolares, a reforma e ampliação do Centro de Saúde Josias Mendes com a implantação do Programa da Saúde Familiar Noturno marcaram esse ano.

Em 2019, avançamos ainda mais e readequamos todos os prédios escolares da zona rural às exigências do Ministério da Educação; construímos na sede do Município o novo prédio da Unidade Escolar Lino Coelho; inauguramos a Quadra Poliesportiva do Ezequiel Garcia; adquirimos patrulha mecanizada para a Agricultura e novas ambulâncias para o Hospital Municipal e SAMU; implantamos o consultório odontológico do Trecho Seco; perfuramos poços artesianos e instalamos rede de água na sede e no interior do município; iniciamos pelo Bairro Piquizeiro a construção de pontes em ferro e concreto; asfaltamos os bairros Luís Fernando e Boa Vista; modernizamos o prédio da Prefeitura e substituimos a rede de iluminação pública de ruas e avenidas pelo modelo LED.

E em 2020, mais escolas modernizadas, a exemplo do Ezequiel Garcia e do Professor Sabiá, antigo Sarney. Mais escolas construídas, como a de Ciriaco e a de Sol Brilhante II, e a de São João do Andirobal, que está em andamento. Na Educação, destaque também para a Creche da Vila Davi, que foi retomada e concluída. E seguindo a lista de obras de 2020, a Praça Rosinalva da Silva Brito de Sá, na COHAB, Praça da Bíblia, no Alto do Peru, Praça de São Domingos e a Praça Neto Teixeira, no Centro, que melhoraram, sobremaneira, a imagem da sede do Município.

Posto de Saúde do Abraão; ginásio poliesportivo da Viração; pavimentação com asfalto de ruas dos bairros Teixeirinha e Piquizeiro, além da ligação entre os povoados Andirobal e São João, e com bloquete no Conjunto Vitória com obra de drenagem na divisa com a COHAB; mais pontes em ferro e concreto no interior (Ciriaco, Viração, São Francisco e São João) e perfuração de mais poços artesianos fizeram parte do pacote de obras e ações do nosso governo que não se cansou no primeiro mandato, e mais revigorado agora, reconhece que é preciso fazer muito mais para continuarmos construindo um novo tempo na história de Cidelândia.

No ano marcado pela pandemia do Coronavírus, recebemos e aplicamos os recursos pertinentes ao seu combate. E em muitos casos, completamos com a finalidade de deixar a população bem assistida e prevenida.

Implantamos um programa local para complementar a renda das famílias já beneficiárias dos programas sociais dos governos estadual e federal – o Cartão Família, que nesse primeiro momento beneficiou cerca de 500 famílias.

Com união e com o coração cheio de esperança, faremos um mandato que vai de encontro aos anseios dos nossos munícipes, que contam comigo e com cada uma de Vossas Excelências. E que Deus nos ilumine em mais uma jornada de trabalho e dedicação a eles!

Cidelândia, 19 de fevereiro de 2021.

Atenciosamente,

Fernando Augusto Coelho Teixeira

PREFEITO MUNICIPAL DE CIDELÂNDIA