81 CIDADES MARANHENSES FAZEM ANIVERSÁRIO NESTE DIA 10 DE NOVEMBRO; 13 DELAS SÃO DA REGIÃO TOCANTINA. CONFIRA!

81 CIDADES MARANHENSES FAZEM ANIVERSÁRIO NESTE DIA 10 DE NOVEMBRO; 13 DELAS SÃO DA REGIÃO TOCANTINA. CONFIRA!

previous arrow
next arrow
Slider

Cidelândia comemora seus 24 anos de emancipação

O dia 10 de novembro é feriado municipal nos 81 municípios do Maranhão, e em 2018, completam 24 anos de emancipação política. Criados em 1994 através da Lei nº 6.126 e sancionada pelo ex-governador José Ribamar Fiquene (in memorian).

Na região tocantina, foram criados os municípios de Campestre e São João do Paraíso (desmembrados de Porto Franco); Lajeado Novo e Ribamar Fiquene (de Montes Altos); São Pedro dos Crentes (Estreito); Governador Edison Lobão, Davinópolis, São Francisco do Brejão, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios e São Pedro da Água Branca (Imperatriz); Senador La Roque e Buritirana (João Lisboa).

Em todos esses municípios e nos outros 68, que foram emancipados em 1994, realizaram primeira eleição para prefeito, vice-prefeito e vereadores em outubro de 1996 e a posse dos eleitos aconteceu em 1º de janeiro de 1997, data de instalação dos novos municípios.

Desde que houve o desmembramento dessas unidades, as novas cidades foram ganhando forma, construindo prédios públicos, realizando obras de infraestrutura, saneamento e prestando serviços básicos nas áreas de saúde e educação.

Nos últimos anos, muitos dos atuais gestores que estão à frente do comando das prefeituras, alegam está administrando herança de erros deixada por ex-prefeitos que encerraram os mandatos deixando dívidas com a união, estado e com servidores. Além de contas coma justiça. Por causa disso, muitos estão deixando de promover nesse ano a festa de aniversário do município, apesar da data não passar em branco, devido ser por Lei, feriado municipal, permitindo que o comércio, as empresas instaladas no município e instituições fechem as portas e o servidor municipal fique em casa.

Mesmo diante da crise, o Prefeito de Cidelândia, Fernando Teixeira não mediu esforços e anunciou uma grande atração nacional, XAND AVIÃO para abertura da programação em comemoração do 24º aniversário do município.